quarta-feira, 22 de julho de 2015

A ausência do pai para uma criança

Em nossa sociedade é comum casais se separarem e hoje, estas situações são vistas e compreendidas  por boa parte da população. As crianças, normalmente, não compreendem porque seus pais saíram de suas vidas e passam a se sentir culpada por isso.


 No entanto, um dos grandes problemas numa separação, são os pais que não reconhecem seus filhos e, por essa razão, podem desencadear consequências devastadoras na vida dessas crianças.

De acordo com a coach de relacionamento amoroso, convivência familiar e Divórcio, Daniela Teixeira, baseada na visão da psicóloga Lisa René Reynolds, a sensação de abandono que as crianças sentem quando um de seus pais desaparece de sua vida, pode acompanhá-la pelo resto de sua existência. “Elas não entendem as complexidades de um relacionamento difícil e de uma separação, e só pensam na razão porque o pai ou a mãe não quis ficar perto delas. Muitas acham que não merecem o afeto do pai que foi embora ou que a culpa por ele ter partido é sua”, alerta.

Daniela destaca que, infelizmente, a maioria dos pais subestima a capacidade das crianças de entender o que está acontecendo. “Lisa afirma que a mãe nunca deve colocar esse fardo nos ombros dos filhos. O que a mãe precisa fazer é explicar aos filhos de maneira simples, usando palavras diretas e termos claros, que o pai não está presente, mas que ela os ama e repetir quantas vezes for necessário que eles não foram responsáveis pela ausência do pai. Ela também deve aceitar toda e qualquer manifestação de sentimento de raiva e mágoa dos seus filhos, pois evitarão as marcas que decorrem da raiva reprimida e não devem criar falsas esperanças de que o pai vai melhorar e em breve retornará um contato regular”.
Daniela explica que a literatura médica aponta que a participação efetiva do pai na vida de um filho de forma saudável pode promover segurança, autoestima, independência e estabilidade emocional.

“As conseqüências, de se ter uma ausência da figura paterna, ou uma relação não saudável entre pai e filho pode acarretar em dificuldades de adaptação às regras sociais, bem como nas relações interpessoais e identificação sexual”, ressalta.

Além disso, é importante até mesmo para que as mães possam ter seus momentos quando a criança está sob o cuidado do pai. Aquelas que cuidam de si mesmas têm mais capacidade de ser fortes e presentes para seus filhos, do que as que não se cuidam. Toda pessoa precisa descansar e cuidar de si. Quando os filhos estiverem com o pai, a mãe não deve se preocupar com o que eles estão fazendo. “Ela pode aproveitar esse tempo para fazer algo de que realmente goste, como tomar um banho relaxante, assistir a um filme, sair com amigas ou até mesmo tirar uma soneca. A mãe deve ter sempre em mente que cuidar de si mesma está diretamente relacionado com o bem-estar de seus filhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário