domingo, 16 de outubro de 2016

O SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE





Em pleno ano de 2016 ainda observo a cada dia à falta de interesse do ser humano com o meio ambiente e sua natureza, tanto o poder público quanto a própria sociedade, principalmente a sociedade que vive em vilas, no subúrbio das cidades. Que por serem pobres e morarem em vilas acham que podem jogar lixo no terreno vazio do lado de casa ou no terreno vazio da esquina da rua. Ser pobre não é defeito, relaxamento sim é defeito!
Hoje em dia vivo meus finais de semana em Porto Alegre, apaixonada por locais tomados pelo verde, observo o quanto Porto Alegre é rica em áreas verdes. Porém, sempre vejo no fundo do verde, um branco de uma sacola plástica, ou um verde mais claro reluzente de uma garrafa plástica. Aí eu paro e me pergunto: Por que o ser humano é tão ingrato? Por que as coisas tem que ser assim? O que é preciso fazer para reverter isso? A natureza é tão linda, tão cheia de coisas boas, e as pessoas não valorizam o maior bem que possuem. Com esses pensamentos comecei a observar o nosso dia a dia.
Acordamos todos os dias para trabalhar ou estudar, desde cedo já começamos a consumir alimentos embalados, a desperdiçar água e o pior de tudo é que não percebemos o quanto devemos mudar a nossa rotina para conseguir pelos menos amenizar o aquecimento global que vem crescendo a cada dia e a cada ano. Um assunto que por sinal muito me preocupa e vejo que os governos não tem dado a menor atenção.
Para aqueles que, assim como eu, amam a natureza e o meio ambiente em que vivemos, porém não conseguem participar de trabalhos sociais e grupos com a finalidade de ajudar a natureza e o meio ambiente, por falta de tempo, aviso a vocês que desde o momento em que você sai de casa todos os dias você já tem a oportunidade de começar a cuidar.
O consumo de alimentos a granel é um bom exemplo. Os produtos embalados que encontramos nos supermercados é um dos grandes vilões para o meio ambiente. Hoje em dia o nosso maior vilão nas embalagens é o plástico, que tem grande influência na poluição, pois acaba sendo jogado em terrenos vazios e principalmente em rios, sendo que leva anos para se decompor, e sua a remoção é trabalhosa. E a nossa lista de vilões como este é vasta.
A solução desse problema existe, porém é preciso querer e por em prática. Mas como não depende somente de mim, nada nesse mundo se faz sozinho, ainda mais uma questão grandiosa como essa, o LIXO. Uma coisa é certa, governo nenhum consegue pôr seus projetos em prática e ter o sucesso, sem o apoio e o empenho da sociedade.
A Lei n° 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é uma grande medida que deveria ser adotada, porém ela infelizmente não é colocada em prática, já que as prefeituras tem um prazo muito grande para aderirem a ela. O descaso com o meio ambiente e também a falta de educação ambiental da sociedade, que sinceramente precisa mudar e melhorar imediatamente, com o estimulo do governo e das prefeituras, disponibilizando acesso aos assuntos relacionados à sustentabilidade tanto nas escolas e faculdades, quanto dentro das empresas e também nas casas de família, pois é dentro de casa que tudo começa.
A Lei em questão prevê a prevenção e redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável, com isso o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (tudo aquilo que tem valor econômico e que poder ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação correta dos rejeitos (tudo aquilo que não poder ser reciclado ou reaproveitado) para não dar o impacto que hoje causamos no meio ambiente, com os aterros sanitários, por exemplo, e com os entulhos de lixos em terrenos vazios. Mas infelizmente essa Lei, pelo visto, ainda, é só mais uma que foi criada e não é praticada.
Mas nós podemos tirar um tempinho para ensinar nossos filhos, sobrinhos e netos a separar o lixo, mostrar o destino correto de cada coisa. Consumir menos plástico, menos papéis, ao invés de comprar novo, reciclar. Educar os nossos pequenos desde agora, para que o nosso mundo tenha a chance de melhorar daqui uns anos. Pôr isso como meta no dia a dia.
Mostre a importância de plantar hoje, para amanhã colher.
Não corte a árvore que está na frente da sua casa sujando sua calçada, simplesmente varra a calçada, junte as folhas e coloque-as em uma composteira nos fundos do seu pátio e depois volte lá, ponha uma cadeira embaixo da árvore sente-se e tome um chimarrão e admire aquela árvore, respire profundamente e sinta o cheirinho que ela transmite no oxigênio puro que ela nos oferece, ela que tem o poder de nos dar uma sombra em dias quentes e ao mesmo tempo nos dar um melhor ar para respirar. Se ela está atrapalhando a entrada da sua garagem, não pense na economia do seu bolso, pois o problema do seu bolso você pode correr atrás todos os dias levantando cedo e indo trabalhar, agora uma árvore leva muitos anos para crescer e nos dar o ar puro que precisamos todos os dias para poder levantar cedo e ir trabalhar. PENSE... REFLITA! Isso pra você agora pode parecer besteira, mas se as coisas continuarem como estão daqui um tempo à sombra de uma árvore vai valer muito pra você e sua família.   





Agora você vê, comecei falando de lixo e terminei  falando em árvore. Pois é, mas se tu parar para pensar, tudo está ligado. O meio ambiente e a nossa espécie tem que andar juntos de mãos dadas.  Cuide e preserve!
Com carinho, Bruna Chemale.

3 comentários:

  1. Agora eu vejo que meus ensinamentos e educação ambiental não foram em vão.Plantei minha semente ao ensinar meus filhos a preservar o nosso habitat, que aliás a espécie humana é a única que destrói seu próprio habitat, e se diz dotada de razão.E hoje ao ler essas linhas queinha filha escreveu, senti orgulho de min,por estar colhendo os frutos do que ensinei e dela por ter aprendido a cuidar do mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
  2. Agora eu vejo que meus ensinamentos e educação ambiental não foram em vão.Plantei minha semente ao ensinar meus filhos a preservar o nosso habitat, que aliás a espécie humana é a única que destrói seu próprio habitat, e se diz dotada de razão.E hoje ao ler essas linhas que minha filha escreveu, senti orgulho de mim,por estar colhendo os frutos do que ensinei e dela por ter aprendido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Somos o reflexo dos nossos pais". Com certeza essa semente deu frutos e muito bons, pois não só pelas palavras que a Bruna escreve mas tenho certeza que pelas atitudes que demonstra e executa no dia a dia. Parabéns pela linda educação!

      Excluir